Você é daquelas pessoas que deita na cama, mas o sono não vem? Fecha os olhos, não consegue dormir e aos poucos vai olhando as horas passarem, até que percebe que logo irá amanhecer e você terá que passar mais um dia cansado esperando chegar à noite para mais uma tentativa de dormir? Ou ainda, acorda durante a noite e não pega mais no sono?

Pois saiba que mais de 50% dos adultos sofrem de perturbações do sono! Seja uma noite de sono precária ou sonolência durante o dia. O Institute of Medicine afirmou que 50 a 70 milhões de americanos sofrem de distúrbios do sono, e no Brasil não é diferente, comprometendo a função diurna, aumentando o risco de várias doenças que podem ir diminuindo seu tempo de vida aos poucos.
Se você tem algum problema com seu sono, ou conhece alguém que tenha, fique aqui que eu vou te explicar o que é a insônia, as causas e os riscos desse problema que pode ser muito mais prejudicial à saúde do que você imagina!

O que é a insônia

Insônia é a queixa de sono inadequado, de acordo com o tipo de alteração e duração da queixa. Pode ser dividida em:

– Insônia do início do sono (dificuldade para adormecer)
– Insônia da manutenção do sono (a pessoa que acorda durante a noite mas volta a dormir)
– Insônia de interrupção do sono (que acorda com pouco tempo de sono e não volta a dormir)

Porém a maioria das pessoas apresenta mais de um desses distúrbios! A insônia ainda pode ser de curta duração, durando até 3 semanas, e está geralmente associado a questão de stress físico ou emocional. A insônia de longa duração dura meses ou anos, e necessita de investigação para descobrir sua causa. Se você dorme menos de 6 horas durante à noite, muito provavelmente sofre de insônia.

As causas da Insônia

A maioria dos pacientes com insônia não tem uma causa identificável única e clara para suas dificuldades com o sono. As causas podem ser múltiplas e a insônia pode evoluir com o passar anos. As principais são:

• Deficiência de melatonina
  • Deficiência de progesterona pré ou pós menopausa
  • Ansiedade e outros transtornos psiquiátricos
  • Apnéia do sono
  • Síndrome das pernas inquietas
  • Insônia causada por medicamentos, drogas ou álcool
  • Doenças pulmonares e cardíacas
  • Alterações do ciclo circadiano e insuficiência adrenal
  • Entre outras..

Quais as consequências da insônia

Primeiro precisamos entender que é durante o sono que nosso corpo realiza seus principais processos de reparo celular, Amadurecimento do sistema nervoso central, consolidação de memória, melhora do sistema imunológico, produção de hormônios importantíssimos, sendo assim, você pode provocar:

• Diminuição do controle da glicemia, aumentando muito o risco de Diabetes
  • Ganho de PESO
  • Deficiência de testosterona
  • ENVELHECIMENTO acelerado, pela diminuição de melatonina e GH (hormônio do crescimento)
  • Piora da memória e do aprendizado
  • Piora da imunidade, aumentando risco de infecções e as deixando mais graves.
  • Aumento do risco de diversos tipos de CANCER
  • Aumento do risco de doenças relacionadas ao sistema nervoso, ALZHEIMER e DEMENCIA
  • Entre outros..

Como tratar a insônia

Bom, agora que você já sabe do mal que a insônia e privação de sono estão te provocando, deve estar pensando “e como melhoro isso??”.

O tratamento ideal varia de acordo com a causa, por isso é importante ter uma consulta com o seu médico de confiança para ser realizado o diagnóstico e tratamento de maneira correta. Porém, já adianto: não faça uso de medicamentos como Rivotril, zolpidem e derivados. Eles não tratam a causa da insônia, não melhoram a qualidade do seu sono e ainda AUMENTAM o risco de você vir a desenvolver Demência e Alzheimer! O motivo pelo qual você não dorme NÃO É DEFICIENCIA DE RIVOTRIL NO SEU CORPO.

O que posso fazer para te ajudar a dormir melhor sem uma consulta detalhada é te informar sobre o que chamamos de HIGIENE DO SONO, passos simples que irão melhorar sua produção de melatonina, aumentar seu reparo celular, diminuir seu risco à doenças e te fazer dormir melhor.

Clique aqui e veja meu post sobre higiene do sono – 10 dicas para você dormir melhor!

Se você ainda não consegue dormir, vale a pena se informar sobre a MELATONINA, hormônio relacionado a indução e qualidade do sono que pode melhorar sua qualidade de vida e prevenir várias doenças.

Você se identificou e deseja dormir melhor, acordar descansado pela manhã e acabar com aquele sono que te persegue durante as tarefas do dia-a-dia? Você pode agendar uma consulta para uma avaliação individualizada! Clique abaixo e faça o pré-agendamento que iremos entrar em contato assim que possível.