Saiba como o anticoncepcional que você toma te faz engordar e como uma medicação pode mudar sua vida

Fala pessoal, tudo bem?

Hoje eu vou contar para vocês mulheres o segredo do por que o Anticoncepcional que você toma está te fazendo engordar e como existe um outro método contraceptivo que vai te fazer ganhar massa muscular e perder gordura.

Recentemente atendi uma paciente extremamente feliz e com um resultado incrível, diminuição do percentual de gordura de 32 para 24% nos últimos 3 meses. Mas, em sua primeira consulta comigo, não era bem assim. Deixa eu te contar o que ela me falou na época:

“Dr. Eu não consigo ter resultado. Treino certo e gasto tempo na academia suando, faço dieta pelo menos 6 dias na semana, controlo minha vontade de besteiras, mas mesmo assim não consigo ter resultado!”
Ela comentou que sua amiga havia indicado que cortasse os carboidratos da alimentação e falou “Faça isso que você vai ter o resultado que quer! Eu perdi 4kg em 1 mês”.

A paciente, então, começou a nova tentativa, com a certeza de que agora iria emagrecer. Cortou os carboidratos e na primeira semana perdeu 1kg! Ela pensou “nossa, agora vai, vou conseguir o resultado que eu quero!”.
Aí passou, a 2ª, 3ª,4ª, semana… e … nada. Mais nenhuma grama perdida. O que ela tinha perdido, era só líquido. “Eu nunca vou conseguir emagrecer”, dizia ela.
Me contou que, um dia, já desanimada, comendo totalmente livre, já tinha ganho mais peso, ela se olhou no espelho e se sentiu no fundo do poço. As roupas não serviam mais. O rosto era de tristeza.

Na verdade, essa é uma das queixas mais comuns no consultório. Já atendi facilmente mais de 200 mulheres que diziam não conseguir emagrecer. E, sempre que a paciente aderiu ao tratamento, tivemos resultado.

Mas voltamos à minha paciente. Ela, totalmente desanimada e sem esperar nada, começou a pesquisar na internet sobre algum outro tratamento, talvez diferente do que ela já tinha tentado. Aí que me encontrou e leu alguns dos meus posts. Viu que emagrecimento não era só dieta. Não era só treinar. Precisávamos avaliar a história clinica completa, uso de medicações, avaliação hormonal. Agendou e veio consultar comigo. A gente estava conversando sobre seu histórico e perguntei:
“Você toma algum anticoncepcional?”

“Tomo.”

Qual? “Yaz”, disse ela.

Opa. Mas esse anticoncepcional aí tem Etinilestradiol – uma medicação que diminui a Testosterona pronta para agir no seu corpo, combinado com Drospirenona – uma medicação que diminui a ação da Testosterona!

E assim eu pude dizer: Eu tenho o segredo que vai te fazer começar a ter resultados.

Se você que está lendo esse post toma outro contraceptivo que não esse e não está tendo resultados, o motivo geralmente é o mesmo – podem ser outras medicações, mas no seu corpo vai diminuir a ação da testosterona da mesma maneira!

 

Como o anticoncepcional está atrapalhando seus resultados

Eu não tinha visto os exames ainda, mas falei. Seu SHBG (Globulina ligadora de hormônios sexuais) vai vir altíssimo. E a testosterona, livre, quase zerada.

Dito e feito – a paciente tinha um SHBG muito acima da referência, e a testosterona livre muito perto do limite inferior.

Isso acontece por que o anticoncepcional estimula a produção desse SHBG no fígado, e essa molécula se prende na testosterona, ou seja, diminuindo a testosterona que fica livre no sangue, a que realmente atua no nosso corpo.

Sem a testosterona ativando o receptor do tecido gorduroso, seu corpo simplesmente não consegue queimar a gordura.
Não apenas isso, mas a testosterona baixa vai piorar a disposição, força muscular e consequentemente o desempenho no treino.

Mas será que isso acontece com todos anticoncepcionais?

Anticoncepcional diminui a testosterona

Neste artigo, uma revisão sistemática e metá-analise, o tipo de estudo com maior grau de evidência científica, os resultados foram claros: os anticoncepcionais diminuem sua testosterona. E muito.

Essa compilação de 39 estudos, somando 1336 mulheres que usaram os anticoncepcionais orais combinados, mostrou uma diminuição significativa nos níveis totais de Testosterona. E um grande aumento grande nos níveis de SHBG.

Ok, então o anticoncepcional diminui a concentração de testosterona. Mas diminui quanto?


– A diminuição média foi de 61%, comparado aos níveis antes de usar os contraceptivos!

Ou seja, uma mulher que tinha uma testosterona livre de 0,8; vai ter uma testosterona livre de aproximadamente 0,3. Ok, mas o que significa na prática?

A testosterona é o principal hormônio relacionado ao desempenho.
Você tem queda do seu desempenho físico – vai perder força e seu treino se tornar inútil. Você vai para a academia vários dias na semana, gasta uma hora do seu dia esperando que o resultado chegue. Só que se passam semanas, meses, e nada sai do lugar. O resultado não vem.

Isso acontece por sua deficiência de testosterona. Não só isso, mas esse hormônio baixo vai te deixar desanimada e com baixa de libido.

Já vimos que o anticoncepcional que você toma vai deixar seu treino inútil e fazer você perder tempo. Será que ainda pode piorar?

Anticoncepcional causa ganho de peso

E se eu te disser que, além disso, ele pode estar fazendo você ganhar gordura?
Nesse estudo com 49 usuárias de anticoncepcionais, 15 (30,6%) ganharam peso – o percentual de gordura corporal médio foi de 22,5% para 25,6%! Uma consequência de você inibir seus hormônios naturais.

Mas e como poderíamos fazer você perder gordura, ganhar massa muscular e se sentir mais bonita e melhor com seu corpo, ao mesmo tempo que reduzimos seu risco de engravidar?

O que eu fiz com minha paciente? Cortamos o anticoncepcional que ela tomava.
Mas aí ela falou: “eu não posso cortar meu anticoncepcional, eu vou engravidar! E agora, o que eu faço?”

E se eu te falasse que temos um anticoncepcional que vai te fazer ganhar massa muscular e perder gordura?

Um anticoncepcional que é usado, por exemplo, por famosas como Deborah Secco e Juliana Paes.

Preste atenção!

Esse anticoncepcional é a Gestrinona – já conhecida também como “chip da beleza”.

Mas agora vou te contar o que é essa medicação e porque esse nome é errado.

Implante de Gestrinona – muito mais que o chip da beleza

A Gestrinona também é conhecida como “chip da beleza”, pois é administrada por meio do implante de um pequeno tubo de silicone no tecido subcutâneo, ou seja, no tecido que fica logo abaixo da pele, na região do glúteo (na marca do biquíni). E “da beleza” foi como as pacientes passaram a chama-lo após os seus ótimos resultados estéticos, de ganho de massa muscular e perda de gordura, também reduzindo a celulite.

Na foto, o implante de 12 meses, não absorvível – também temos a opção do implante absorvível que dura 5 meses, e também tem efeito contraceptivo!

Mas acontece que seus efeitos vão muito além dos estéticos.

A Gestrinona é um hormônio derivado da 19-nor-testosterona, com efeito antiestrogênico e antiprogesterona, usado no tratamento da endometriose e da miomatose. Apresenta características anovulatórias (pode ser usado como método contraceptivo), efeito anabolizante (é chamado de anabolizante toda substancia que ajuda no ganho de massa muscular) e hemostático (controla o sangramento – pode ser usado parar cortar a menstruação em mulheres com sangramento uterino disfuncional, endometriose e miomas uterinos). Clique aqui e veja meu post sobre como a Gestrinona pode cortar sua menstruação e tratar sua TPM e Sangramento Uterino Disfuncional.

Sendo assim, é indicada para tratamento de:

-Endometriose
-Miomatose
-Sindrome Pré-Menstrual (SPM)
-Hipertrofia uterina,
-Baixa de libido,
-Perda de massa muscular e de força (Sarcopenia)
-Osteopenia e osteoporose, quando associado ao estradiol, podendo reverter a perda de massa óssea após alguns meses de tratamento.
-Contracepção como um método hormonal que vai melhorar seus resultados no treinamento, diferente dos outros anticoncepcionais.

Ou seja, é muito mais que um “chip da beleza”, e vou estar utilizando esse nome nos títulos apenas para que vocês encontrem esse post com maior facilidade, aumentando o acesso à informação.

 

Como o Implante de Gestrinona (chip da beleza) faz você emagrecer e ganhar massa muscular

A Gestrinona é um hormônio que por si só tem efeito de se ligar no receptor androgênico – um receptor presente no tecido adiposo e muscular – o que favorece a queima de gordura e ganho de massa magra.
Mas também tem um outro efeito – o de aumentar a testosterona.
Como você viu anteriormente, a maioria dos anticoncepcionais aumenta o SHBG e diminui a Testosterona Livre.
Mas a Gestrinona tem efeito contrário!
Ela diminui o SHBG, ou seja, aumenta a testosterona livre.

Isso leva a:

– Melhora da libido
– Melhora da disposição e energia
– Ganho de massa muscular
– Perda de gordura corporal
– Redução da celulite

Ou seja, temos um mecanismo duplo que provoca a melhora da composição corporal – o efeito da própria gestrinona e o aumento da testosterona livre.

“Dr.; mas eu vi casos onde a gestrinona causou aumento de peso, espinhas, queda de cabelo!”
Calma – agora eu vou te contar por que isso acontece, e como podemos evitar isso.

Efeitos colaterais do Implante de Gestrinona (chip da beleza)

Como a Gestrinona tem esse efeito androgênico, natural que ela possa causar efeitos androgênicos bons – e os ruins também! Aí incluímos queda de cabelo, espinhas, retenção hídrica, rouquidão e até mesmo aumento do clitóris.

Um dos problemas está relacionado ao hormônio insulina – que é relacionado ao consumo excessivo de carboidratos, alimentos industrializados e ultra processados.

O excesso de insulina no corpo e seu funcionamento inadequado (resistência à insulina) atuam no nosso eixo hormonal de modo a estimular e causar um EXCESSO de hormônios androgênicos (parecido com o que ocorre na síndrome dos ovários policísticos).

Por isso, o “chip da beleza” é para quem quer ter resultado – e está disposta a seguir uma dieta controlada, que vai levar a diminuição de gordura e ganho de massa muscular.
Se você comer errado, aí sim vai ter piora desses efeitos colaterais comentados.

Quanto à rouquidão e alteração do clitóris, podem acontecer e tem muita relação com a quantidade de receptores androgênicos da paciente nesses locais – mas o maior problema acontece, com certeza, quando é colocada a quantidade errada de implantes, ou quando os hormônios e história clínica da paciente não foram avaliados corretamente. Também utilizamos manipulados que diminuem muito a ocorrência desses efeitos.

Na minha consulta, você passa por uma avaliação inicial detalhada antes da indicação do implante, assim consigo avaliar toda a rotina de atividade física, alimentação e hábitos, e prescrevo a melhor opção de tratamento. Se você quiser colocar o implante, vamos orientar sua alimentação e cuidar dos outros hormônios – é assim que minhas pacientes tem uma incidência muito baixa desses efeitos indesejados!

GESTRINONA ANTICONCEPCIONAL ORAL COMBINADO
Diminui celulite Aumenta a celulite
Aumenta a testosterona Diminui a testosterona
Aumenta a libido Diminui a libido
Aumenta a disposição Diminui a disposição
Favorece o ganho de massa muscular Prejudica o ganho de massa muscular
Tratamento ginecológico Tratamento ginecológico
Pode ocasionar acne, queda de cabelo Geralmente melhora pele e cabelo
Pode ocasionar aumento de pelos e clitóris Não aumenta pelos e clitóris

Comparativo entre a Gestrinona e os anticoncepcionais orais.

 

O final da história

Em sua última consulta comigo, a paciente agradeceu pelo tratamento e comentou como o implante de Gestrinona melhorou sua vida. No seu caso, além dos benefícios estéticos, ela parou de menstruar e acabou com mais uma coisa que atrapalhava muito sua vida – a Sindrome Pré-Menstrual. Se sentia ansiosa, triste e depressiva, alternando com períodos de irritabilidade, que a prejudicavam não só no seu trabalho mas também no relacionamento com seu namorado.

Em seu caso, colocamos 4 implantes absorvíveis de Gestrinona, com duração de 5 meses.


Na imagem – Implante hormonal absorvível

 

Mas e a testosterona, o que aconteceu?

Como tivemos uma queda rápida do SHBG – no próximo exame já tinha caído de 211 para 83 – a testosterona livre também subiu! De 0,14; agora era 1,16. A paciente também relatava melhora da disposição, do desempenho físico nos treinos e da libido. Sua vida melhorou no todo. E esse SHBG ainda vai cair muito mais.

Agora, com o percentual de gordura 8% menor, as roupas voltaram a servir. Ela conseguia se olhar no espelho com um sorriso novamente.

E os efeitos colaterais?
No primeiro mês, algumas espinhas, normal no processo de retirada do contraceptivo oral e adaptação ao implante. Mas logo resolvemos com mudanças alimentares, cuidados com a pele e alguns manipulados. A paciente não teve outros efeitos colaterais.

Significa que você vai ter a mesma resposta?

Não.

Procure um profissional de sua confiança, que indique a dose correta dos implantes, que vá continuar te acompanhando e que ajuste seus hábitos de vida e outros hormônios.

Só assim você vai ter o corpo que deseja, que vai te fazer olhar no espelho e sorrir, como foi com a minha paciente.

Se tiver interesse de passar por uma avaliação individualizada para colocar os implantes hormonais, seja como método contraceptivo, para tratamento da Síndrome Pré-Menstrual, tratamento de Endometriose, ou mesmo os outros hormônios como forma de reposição, clique abaixo para agendar sua consulta que logo minha secretária vai entrar em contato com você!