Olá, como vai?

Se você chegou até aqui, muito provavelmente já leu sobre os sinais, sintomas e perigos de uma testosterona baixa. Se ainda não leu – clique aqui antes de continuar.

Para melhorar seus níveis de testosterona, não adianta se encher de suplementos e vitaminas – você precisa dormir bem, se exercitar e controlar seu peso.

 

Sono e Testosterona

Falta de sono aumento o risco de vários problemas de saúde – incluindo a queda na produção de Testosterona. E facilita o ganho de gordura (que por si só prejudica mais ainda a produção de testosterona). É importante não apenas dormir, mas ter um sono de qualidade. Clique aqui e veja meu post sobre Higiene do sono – 10 dicas para dormir melhor!


Exercício físico e Testosterona          

Atividade física pode aumentar seus níveis de testosterona por 15 a 30 minutos após o exercício. Mais importante, beneficia a produção hormonal no longo prazo por melhorar a composição corporal e reduzir a resistência à insulina. Mas tenha acompanhamento profissional – passar do limite e chegar ao overtraining vai diminuir sua testosterona. Tenha uma recuperação adequada para conseguir todos benefícios da atividade física.

 

Controle do Stress e Testosterona

O stress em excesso desvia sua cascata hormonal vinda do colesterol para a produção de Cortisol – e consequentemente diminui sua testosterona. Mantenha seu stress sob controle!


Mais cortisol, menos testosterona
– repare como a cascata hormonal tem diferentes caminhos – se você produzir mais cortisol, terá menos matéria prima para a produção de DHEA, Androstenediona, e consequentemente, testosterona.

Como fazer isso? Primeiro, controle o ambiente à sua volta. Meditação pode ajudar – 10 minutos pela manhã, após acordar. Se necessário, temos fitoterápicos ao nosso dispor, como Ashwagandha, Rhodiola rosea…

 

Álcool e testosterona

Beber com frequência também vai diminuir sua testosterona – o álcool tem um efeito tóxico nas células testiculares, que diminui sua função. Também pode aumentar a conversão de Testosterona em Estradiol. Os estudos encontraram uma queda de 6,8% dos níveis de testosterona após 3 semanas ingerindo 30-40g de álcool ao dia, e após tomar uma quantidade maior única, pode suprimir seus níveis de testosterona em 23% após 10 a 16 horas! Também pode piorar a resistência a insulina, que por si só prejudica os níveis hormonais. Ou seja, diminua seu consumo de álcool para aumentar sua testosterona!

Controle do peso e Testosterona

Ganho de peso está associado a doenças crônicas, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, e FORTEMENTE ligados a deficiência de testosterona, principalmente em homens na média idade e mais velhos. Se você ganha gordura, perde testosterona. Não só isso – temos uma maior expressão de aromatase no tecido gorduroso, que pode aumentar seu estradiol, aumentar o risco de ginecomastia e lipomastia, retenção hídrica extracelular e hipertensão, queda de libido e disposição.

 

Grossmann and Matsumoto. J Clin Endocrinol Metab. 2017 March 1.

Uma perda de 5% no seu peso já pode aumentar sua Testosterona em 50ng/dL – e quanto maior a perda, maior pode ser o aumento.

Agora – perder peso com uma testosterona baixa é muito mais complicado, e nesses casos é muito mais eficaz iniciar o tratamento já com a reposição hormonal. Por isso a importância do trabalho do médico.

 

Por fim

Os níveis hormonais sofrem influências do seu estilo de vida, hábitos, alimentação, ingestão adequada de micro e macronutrientes, e tem uma complexa correlação…

Mas melhorar esses fatores muitas vezes não é suficiente – e uma avaliação médica individualizada acaba sendo necessária para o seu corpo funcionar da maneira que ele precisa, e merece.

Se deseja passar por uma consulta médica e ter avaliadas suas queixas de cansaço e indisposição, sono, alteração de libido, avaliação de composição corporal e tratamento para ganho de massa muscular ou emagrecimento, com exames laboratoriais para identificarmos todas suas pausas hormonais – clique abaixo e realize seu pré-agendamento, entraremos em contato assim que possível!