Se você é mulher e está lendo esse post, tenho certeza: ou ganhou peso na menopausa, ou conhece alguma mulher que ganhou.

Ganho de peso na menopausa

Os estudos mostram: as mulheres tem um ganho médio de 2 a 6kg em 3 anos, no período inicial da menopausa e perimenopausa.

E não é só isso.

Quando mais jovens, as mulheres acumulam gordura principalmente no quadril e nas coxas, um padrão ginecoide. Mas chegando perto da menopausa, essas alterações hormonais fazem com que a gordura acumule principalmente na barriga, um padrão androide, típico de homens. E isso frustra muitas mulheres, não é mesmo?

Por que isso acontece e como evitar?

Queda hormonal na menopausa

O período da menopausa marca a queda de alguns hormônios, principalmente do Estradiol e da Progesterona.

O Estradiol atua no seu núcleo arqueado, regulando o neuropeptídeo Y e a proopiomelanocortina, e isso controla sua fome. Aumenta sua termogênese pelo hipotálamo ventromedial, ativando o AMPK e estimulando o tecido adiposo marrom.

Depois da menopausa a mulher fica voraz e com o metabolismo lento.

Não só isso como reduz inflamação e melhora a função mitocondrial – ajusta a função metabólica e facilita a lipólise e melhora a sensibilidade a insulina.

A progesterona atua aumentando a síntese proteica – melhora o ganho de massa muscular, mantendo o metabolismo mais acelerado.

O que fazer então??

Repor esses hormônios, é claro.

Reposição hormonal na menopausa

Hoje conseguimos repor os mesmos estradiol e progesterona que eram produzidos anteriormente, as mesmas moléculas químicas, que atuam da mesma maneira nos receptores.

E isso é muito importante – não faça a reposição com derivados sintéticos, tibolona e afins, isso pode melhorar alguns pontos e prejudicar vários outros, aumento de inflamação, risco de câncer..

Hormonios bioidenticos na menopausa

O termo “bioidêntico” ou “isomolecular” nada mais é do que algo para dizer que o hormônio, por exemplo estradiol, estriol e progesterona, são os mesmos que eram produzidos por você antes da menopausa. Esses são os hormônios que você quer, e precisa repor.

O estradiol e estriol devem ser repostos por meio de um creme transdérmico de boa absorção – pela pele. O estradiol via oral pode aumentar a inflamação crônica subclínica após a metabolização hepática.

Já a progesterona pode ser usada também por via transdérmica, mas vale a pena repor uma parte via oral, em cápsulas – a metabolização hepática aumenta sua conversão em allopregnenolona, e esse neuroesteróide ajuda a melhorar a ansiedade e também a qualidade de seu sono.

Gostou? Compartilhe o post com alguém que precisa saber mais sobre a reposição hormonal na menopausa, e clique abaixo se deseja agendar uma consulta!