O que é Melatonina
Três séculos atrás, o filósofo francês René Descartes descreveu a glândula pineal como a “sede da alma”, mas foi só no final da década de 1950 que descobrimos a Melatonina, o principal hormônio produzido por essa glândula. Muito relacionado com o sono por ser produzido principalmente no horário que dormimos, agora temos evidências de que a melatonina tem ação na regulação do nosso relógio biológico, o ciclo circadiano, humor, inibição de tumores, e até mesmo função reprodutiva e antienvelhecimento!
A nossa glândula pineal fica no centro do cérebro, atrás do terceiro ventrículo. Ali se encontram os pinealócitos, que, ao momento do contato da nossa retina com a escuridão, recebem uma mensagem através do nosso núcleo supraquiasmático e aumentam a produção de melatonina. A secreção aumenta assim que escurece, aumentando gradativamente até seu pico no meio da noite, entre 2 e 4 da manhã, iniciando sua queda e coincidindo com um aumento de cortisol pela manhã para que acordemos dispostos e descansados. Por isso é importante evita contato com a luz de aparelhos eletrônicos e dormir em ambientes totalmente escuros! Aqui vou te contar mais sobre esse hormônio, que possui muito mais funções do que você imagina.
COMO SABER SE VOCÊ TEM DEFICIÊNCIA DE MELATONINA
Apenas responda: você tem dificuldade para pegar no sono? Acorda durante a noite? Não sonha/não lembra dos sonhos? Acorda cansado pela manhã? Se respondeu sim para alguma dessas perguntas e não tem nenhuma outra causa para uma piora do seu sono, você tem deficiência de melatonina.
Vale ressaltar que a partir da 3ª década de vida temos uma queda cada vez maior nos níveis desse hormônio! Eventualmente, todos iremos ter níveis baixos de melatonina. Para confirmar a deficiência em exames é mais complicado pelo horário noturno do hormônio, teria de ser feito a dosagem salivar ou então de 6-sulfatoximelatonina na urina de 24 horas.
Queda da produção de melatonina ao longo da vida
BENEFÍCIOS DA MELATONINA
Melatonina como antioxidante
A melatonina é O MAIS POTENTE ANTIOXIDANTE DO NOSSO CORPO, protegendo contra radicais livres hidroxila e outros baseados em oxigênio. Os estudos já mostram que ela é mais efetiva que glutationa e vitamina E para proteção contra danos oxidativos. Sendo assim, protege nosso DNA e evita doenças degenerativas ou proliferativas! Incluindo Alzheimer, demência, câncer…
Melhora do Sistema Imunológico
A melatonina estimula nossa resposta imune, tanto na produção de interleucina 4 pelos linfócitos T e de fatores estimulantes de macrófagos, assim como protege nossa medula óssea de apoptose. Ou seja, a melatonina vai melhorar sua imunidade e te proteger de infecções.
Melatonina e o Sono
Como não poderia deixar de ser, a melatonina é o principal hormônio relacionado a qualidade de seu sono. Pessoas em alteração de fuso horário e com doenças que afetam a resposta luminosa da visão produzem menos melatonina e dormem muito pior. A suplementação de melatonina faz você dormir mais rápido, aumenta a duração e qualidade do seu sono.
Melatonina e o envelhecimento
A diminuição da produção de melatonina que ocorre com a idade, juntamente com seus efeitos biológicos, levou vários pesquisadores a sugerir um papel importante da melatonina no envelhecimento e prevenção de doenças crônicas. Estudos em ratos mostraram que a diminuição da melatonina está associado a um envelhecimento muito mais rápido! Ela protege contra o envelhecimento através da resposta imune e do combate aos radicais livres.
Estudo com ratos que receberam melatonina – estes apresentaram uma expectativa de vida de cerca de 3 meses a mais – 1/10 de vida a mais – apenas pela suplementação, comparando com os ratos que não receberam!
Melatonina e Câncer
A melatonina PROTEGE contra o câncer! Os estudos mostram que ela modula a apoptose de células aberrantes, inibe a síntese de fatores de crescimento tumorais e bloqueia receptores de células neoplásicas. Em pacientes com tumores avançados e COMBINADO AO TRATAMENTO PADRÃO, doses altas de melatonina aumentam a sobrevida e diminuem a progressão dos tumores. Foram vistos benefícios em glioblastomas, câncer de mama e melanomas, entre outros.
SE TEM TANTOS BENEFÍCIOS, POR QUE NÃO É MAIS USADA?
– Porque não se pode obter patente, assim a indústria não se interessa em realizar estudos e em divulgar. O que leva aos outros motivos:
– Porque a maioria absoluta das pessoas desconhece
– Porque a maioria absoluta dos médicos e profissionais de saúde desconhece
– Tem preço acessível e funciona!! Assim, a indústria farmacêutica perderia milhões com a venda de Rivotril e demais medicações que causam dependência e só prejudicam a saúde das pessoas.
Artigo de 1997 publicado no New England Journal of Medicine já mostrava os benefícios da melatonina
EFEITOS COLATERAIS DA MELATONINA
Não existem efeitos colaterais sérios com a ingestão de melatonina, mas se a dose estiver alta demais para sua necessidade pode causar hipotermia, sonolência durante o dia, diminuição do estado de alerta, sensação de “ressaca” e dor de cabeça. Também pode alterar alguns hormônios, como diminuir o LH e o Cortisol e aumentar a prolactina.
COMO TOMAR MELATONINA
Por mais seguro e benéfico que seja o uso da melatonina, use a dose errada e você poderá ter os efeitos colaterais citados e nenhum benefício, por isso cada pessoa deve passar por uma avaliação individualizada com seu médico de confiança. Mas uma dose de 0,3mg já pode trazer benefício para a maioria das pessoas (sim! quantidade 10 vezes menor que a maioria das vendidas prontas por aí)- tome cerca de meia hora antes de dormir, evitando contato com aparelhos eletrônicos e luz azul, e siga as orientações de higiene do sono. Aumente a dose gradualmente caso necessário.
Sim – a dose é muito variável e individual – de 0,3 até 10mg!
CONCLUINDO SOBRE A MELATONINA
A melatonina é responsável pelo controle de milhares de funções do nosso corpo, a nossa produção sofre queda acentuada com a idade e sua reposição acaba se tornando indispensável, quer dizer, se você deseja viver melhor!
Se gostou do post e deseja ajudar alguém, compartilhe utilizando os ícones abaixo! E precisando passar por uma avaliação completa, clique abaixo e agende sua consulta!